quinta-feira, 4 de março de 2010

Pensamento do dia X

"Quem nasce labrego, será sempre labrego."

Como diz o outro (aliás, a única coisa que ele disse com razão), há coisas que realmente são de berço. Por muito dinheiro que se tenha, dificilmente se perdem velhos hábitos. A educação, ou melhor, a formação como pessoa, é algo que não se compra.

Até podem vestir uns modelitos D&G daqueles com as letras bem grandes para todos verem a marca... mas que são contrafaccionados, porque até nisso se vê o espírito (de) pobre.

Até podem ser "amigos" de pessoas influentes... que só os toleram porque estão num nível acima, e ajudar os coitadinhos até é chique.

Até podem usar palavras caras e exibir o seu (des)conhecimento... mas quanto mais o fazem mais se enterram na imensa ignorância que lhes enche o cérebro.

Até podem esforçar-se em passar a mensagem de que são os supra-sumos em determinado campo... mas quem mais se gaba é quem menos motivos tem para se gabar... Quem é bom, não precisa de marketing...

Até podem dizer mal daqueles que realmente têm valor... mas é apenas a dorzinha de cotovelo e o subconsciente a sussurar-lhes ao ouvido "Nunca serás como eles!".

Depois, é vê-los a comer de boca e de asas abertas, a falar mal do prato dos outros mas a meter o garfo para roubar comida sem pedir licença. É vê-los com roupinha meticulosamente escolhida de modo a que tudo combine no mesmo padrão piroso... mas como combina pensam que é fashion, nem que os acessórios sejam da loja dos 300. É vê-los a não cumprimentar ninguém, a menos que estejam interessados em algo que o "ninguém" lhes possa oferecer. É vê-los a passar e a levar tudo à frente sem pedir desculpa. É vê-los a falar alto como uma peixeira que só o faz porque a sua profissão o exige. É vê-los a ser um conjunto desprovido de classe e de educação... quase caricatural... se não existisse mesmo!

Labrego, ou labregóide para os amigos, foi o termo que me veio à mente e que descreve na perfeição o tipinho...

4 comentários:

M. disse...

Mais um encontro imediato? Labrego... gosto do termo por se aplicar a muita gentinha que por aí anda...

Alexandre disse...

Engraçado é ainda perderes tempo com essa gente, gostei da foto, genial :)
Alexandre

Alexis disse...

Lindo como sempre :) hahahhahahha
Com quem te cruzas-te desta vez :) ?
bjsss

Ricardo disse...

Muito boa essa imagem do "labrego" a meter o garfo para roubar comida!