terça-feira, 18 de novembro de 2008

Resiliência

Descobri uma nova palavra, e descobri que essa mesma palavra me define muito bem.

Para a Física, "Resiliência" corresponde à "resistência de um material a choques e a capacidade de absorver a energia do meio, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação (como uma vara de salto em altura, que se verga até um certo limite sem se quebrar e depois retorna com força, lançando o atleta)."

Para a Psicologia, significa a "capacidade do indivíduo lidar com os problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em psicose. As pessoas que possuem uma maior resiliência têm características específicas: inteligência, capacidade de reflexão, humor, criatividade, expressão artística, auto-estima, capacidade de relacionamento e de iniciativa, possibilidade de independência e ética."

That's me! ;)

Estou cá com uma taxa de bazófia... Gosto mesmo de mim... lol)

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Vera,
Pois já reparei que essa palavra entrou á pouco tempo nos nossos dicionários e que é bastante similar á palavra muito conhecida por todos a "resistência".. Fico contente por saber que tens bastante força e poder de ultrapassar quaisquer obstaculos, gostava de têr esse poder, será que me podes dar um bocadinho?
Eu infelizmente acho que sou o contrário.. Deixo aqui uma questão simples ou talvez não, qual é o contrário de resiliência, se é que existe.
Beijinhos

Unknown disse...

Será que é vulnerabilidade ?
Se for esse o caso acho que já não me considero o contrário..
Detesto ser o L mais fraco! :D

Vera disse...

lol! Acho que é uma coisa que se vai adquirindo. O que não nos mata, torna-nos mais fortes, certo? E o contrário não penso que seja "vulnerabilidade", mas sim algo que não se define por uma só palavra e que engloba fraqueza, falta de auto-confiança, e pouca capacidade de racionalização.

Beijinhos

Anónimo disse...

Seria portanto, como apanhar uma ressaca num primeiro copo. O mais catita é que conheço quem pagasse por tal bebida..
Eu não.