domingo, 26 de julho de 2009

Sadismo

Estou aqui a ver o "Gladiador" e, realmente, a natureza humana é imutável. Está e sempre esteve intrínseco em nós aquele gosto sádico de ver destruição, violência, sangue... mesmo que sejam consequência de situações que ocorrem sem ser por nossa vontade ou sem que sejamos os seus causadores.

Antigamente eram as matanças de escravos que enchiam os coliseus. Era o entretenimento do povo. O espectáculo que unia os ricos e os pobres. Com a evolução, o ser humano foi substituído pelo "bicho"... ou touros, os galos, os cães... A violência é a mesma.

Ontem quando vinha da praia houve um acidente à saida da ponte. Percebi que foi algo "em grande" pelo número de ambulâncias, carros da polícia e bombeiros. De resto, notou-se claramente o trânsito que se gerou nas faixas em sentido contrário (e não tanto pelo número de pessoas que vinha da praia). O gostinho de ver os "estragos"... os carros esmigalhados... e "com sorte" até algum bracinho ou alguma perninha perdida na faixa de rodagem...

Não há muito a dizer... é um facto... é algo que está presente em nós. A curiosidade mórbida. Nem que seja apenas para, em seguida, ser substituída por nojo, ou por pele de galinha... nem que seja para ter pesadelos... não interessa. É algo que não vai mudar nunca.

O animal irracional mata para comer ou para se defender. O animal racional, mata também por prazer...

Sem comentários: